Governo pode lançar Pronasci para Olimpíada, diz Genro

O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou hoje que o governo federal poderá lançar um Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) especial voltado para preparar o Rio de Janeiro para a Olimpíada de 2016. O ministro repetiu palavras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que não haverá limites para a ajuda federal no combate ao crime organizado no Estado.

Agência Estado |

Segundo Genro, que participou de abertura de um curso sobre Justiça de Transição, o Rio sofreu com "mais de 30 anos" de falência do poder público no combate ao crime.

Tarso Genro afirmou que nos próximos dez dias uma equipe do Ministério da Justiça estará no Rio para definir com o governo Sérgio Cabral (PMDB) detalhes jurídicos da colaboração entre União e Estado. Uma das metas de segurança pública citadas pelo ministro para serem implementadas até 2016 é o aumento de cinco para 50 Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas favelas onde o crime organizado está instalado de forma mais efetiva.

"Podemos, se for o caso, fazer um Pronasci especial destinado à Olimpíada, com os recursos que forem necessários. O presidente Lula disse corretamente que os recursos são ilimitados. Não vamos traçar um limite agora. A Olimpíada é um marco temporal importante para a gente redesenhar a estrutura de segurança pública. No Rio, como explicar que há territórios controlados por quadrilhas, onde o Estado para chegar tem que ser pela violência? Isso só pode ser produto de uma política falida, de omissão, de irresponsabilidade, ou de inapetência para tratar com questões públicas. Questões como essa não se resolvem de um dia para o outro", afirmou.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG