Governo mantém título de filantrópica suspeita de comprar parecer

BRASÍLIA - A Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (Celsp), entidade mantenedora da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), conseguiu anular uma decisão do Ministério da Justiça (MJ) que cassou, ainda em julho de 2003, o seu Título de Utilidade Pública Federal (Tupf).

Congresso em Foco |

No dia 27 de maio deste ano, o MJ, por meio de um parecer da sua consultoria jurídica, fez com que o processo contra a Celsp instaurado pela coordenadoria de entidades sociais voltasse à estaca zero, alegando que a responsável por uma das maiores universidades privadas do país não teve direito de ampla defesa no processo administrativo. Foi determinada uma nova investigação cinco anos depois da decisão do próprio ministério.

Além de ser a quarta maior devedora de INSS do país, com R$ 475 milhões em dívidas ¿ só perdendo para as empresas aéreas Varig, Vasp e Transbrasil ¿ a entidade filantrópica gaúcha é investigada pela Polícia Federal (PF) e pela força-tarefa de procuradores do Ministério Público Federal (MPF) por suspeita de compra de pareceres para renovação do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

Leia a íntegra no Congresso em Foco

    Leia tudo sobre: congresso em foco

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG