Governo iraquiano aprova orçamento de US$67 bilhões para 2009

Por Ahmed Rasheed BAGDÁ (Reuters) - O gabinete iraquiano aprovou nesta terça-feira o orçamento de 67 bilhões de dólares para 2009, após revisar para baixo seu plano de despesas em meio à queda nos preços do petróleo.

Reuters |

O porta-voz do governo Ali al-Dabbagh disse que o orçamento de 79 trilhões de dinares iraquianos seria enviado ao Congresso para ratificação. Isso inclui 17 trilhões de dinares em investimento, disse ele em comunicado.

No último mês, o governo anunciou que estava reduzindo a margem de gastos de 80 bilhões de dólares para 67 bilhões de dólares por causa da queda nos preços do petróleo.

Autoridades iraquianas disseram que revisaram o orçamento e que estimavam o preço do barril em 62 dólares, enquanto o projeto anterior foi baseado em uma média de 80 dólares por barril.

A maior parte do lucro do Iraque vem das exportações de petróleo, que atingiu a marca de 1,6 a 2 milhões de barris por dia ao longo deste ano. Os preços internacionais do petróleo recuaram mais da metade, após chegarem ao patamar de 147 dólares por barril em julho, devido a um salto na demanda global.

O país tem uma forte demanda por investimento para reconstruir a infra-estrutura prejudicada por décadas de guerra e sanções econômicas, e tem sido criticado por algumas autoridades de Washington por ser moderado ao investir a receita adquirida pelo "boom" do petróleo.

(Reportagem de Ahme Rasheed)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG