Governo irá intensificar combate ao desmatamento em abril, diz Minc

BRASÍLIA - O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse nesta terça-feira que o governo irá intensificar as operações de combate ao desmatamento na Amazônia no próximo mês. Ele participou nesta tarde da reunião interministerial de Combate aos Crimes e Infrações Ambientais (CICCIA), no Ministério da Justiça.

Carollina Andrade - Último Segundo/Santafé Idéias |

"Vamos aumentar a integração e adotar novas práticas que implicam em equipes com mais mobilidade e menos direcionadas. Vamos mudar o foco em consequência da mudança do foco dos próprios desmatadores", disse.

Segundo o ministro, os desmatadores estariam mudando de região e de dimensão das derrubadas ao serem alcançados pela fiscalização. "O desmatamento migrou para outras áreas. Antes, eram grandes polígonos, de mais de 200 hectares, e agora, polígonos menores, de 100 e de 50 [hectares]", avaliou.

O ministro acrescentou que a intenção do governo é manter o ritmo de redução do desmatamento que, de acordo com Minc, foi de 45% nos últimos nove meses. Atualmente, o desmatamento da floresta amazônica abrange uma área de 11,968 mil quilômetros quadrados, segundo dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O Ministério do Meio Ambiente divulgou na manhã desta terça que mais sete municípios foram incluídos na lista de 43 cidades que mais derrubam a floresta no País e sofrem sanções por conta deste crime.

Para o secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, o governo irá "bater muito forte" no ponto de vista da repressão qualificada. "Hoje o desmatamento cada vez mais tem uma característica de crime organizado e este crime precisa ser combatido, basta uma orquestração de forças", declarou.

Também participaram da reunião o ministro da Justiça, Tarso Genro, o presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, do Instituto Chico Mendes, Rômulo José Fernandes Barreto Mello, e representantes do Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

Leia mais sobre: desmatamento

    Leia tudo sobre: desmatamento

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG