desenvolvidas na Cidade de Deus e no morro Dona Marta, em Botafogo." / desenvolvidas na Cidade de Deus e no morro Dona Marta, em Botafogo." /

Governo inaugura unidade de policiamento na Favela do Batan, zona oeste do Rio

RIO DE JANEIRO ¿ O governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral inaugurou nesta quarta-feira a Unidade de Policiamento Pacificadora (UPP) na Favela do Batan, em Realengo, zona oeste do Rio. A unidade segue os mesmos moldes das que foram http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/02/16/cabral+inaugura+policia+pacificadora+na+cidade+de+deus+4099986.html target=_blankdesenvolvidas na Cidade de Deus e no morro Dona Marta, em Botafogo.

Redação |

A Favela do Batan, que possui cerca de 40 mil habitantes, era dominada pela milícia antes da intervenção. A ocupação policial da comunidade para expulsar o grupo paramilitar que controlava o local aconteceu em julho do ano passado com a instalação de um Posto de Policiamento Comunitário na sede da Associação de Moradores.

Além do governo estadual, a Prefeitura do Rio também participa do esquema de segurança, pagando R$ 500 por mês para cada agente da Unidade de Policiamento Pacificadora. A UPP fica subordinada ao 14º BPM (Bangu) e tem o objetivo de manter a paz na comunidade e garantir a ordem e o cumprimento da lei.

A unidade irá funcionar com um efetivo de 55 policiais, distribuídos, além da sede, por três pontos estratégicos, chamados de bases comunitárias de segurança, dentro da comunidade. Do total, quarenta são recrutas recém-formados, inclusive com noções de policiamento comunitário, pelo Curso de Formação de Praças da Polícia Militar.

A Favela do Batan ficou conhecida depois que uma equipe de repórteres do jornal O Dia foi torturada no local em maio do ano passado. Os jornalistas estavam na comunidade preparando uma reportagem especial sobre a atuação da milícia na favela. Ao serem descobertos, eles foram mantidos em cárcere privado por sete horas e meia, período em que foram agredidos com socos, pontapés, choques elétricos, sufocamento com saco plástico e roleta russa.

Veja também:

Leia mais sobre: Unidade de Policiamento Pacificadora


    Leia tudo sobre: batanfavelasegurança pública

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG