Governo federal lança o programa Território de Paz em Vitória

VITÓRIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou na manhã desta sexta-feira, em Vitória (ES), o programa Território de Paz, uma iniciativa que reúne diversas ações do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci) em uma única comunidade, para prevenção e combate ao crime organizado.

Agência Brasil |

A solenidade de lançamento foi realizada Bairro de São Pedro, considerado um dos mais violentos da Grande Vitória. Acompanhado do ministro da Justiça, Tarso Genro, o presidente anunciou um conjunto de 27 ações que integram o Pronasci, com foco principal na prevenção da criminalidade entre jovens na faixa de 15 a 29 anos.

Segundo o Palácio do Planalto, a capital capixaba foi escolhida para receber o Território de Paz por estar entre os municípios brasileiros com altos índices de violência. Dados fornecidos pelo secretário executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira, com base em informações do Ministério da Saúde, indicam que em 2005 o número de assassinatos em Vitória chegava a 78,3 por grupo de 100 mil habitantes, a maior taxa registrada entre as demais localidades do país.

Na avaliação do secretário executivo, a implantação o Território de Paz no Bairro de São Pedro é importante para o combate à violência em todo o estado. Significa a chegada simultânea de 27 projetos tanto no âmbito da esfera policial, como ações sociais de caráter preventivo. Eu não tenho dúvidas de que esse conjunto de iniciativas tende, no médio prazo, a inibir as ações do crime organizado e até mesmo do crime comum.

Teixeira disse que a expectativa do governo federal é estender ao longo do ano a iniciativa a toda a região da Grande Vitória.
O secretário afirmou que as ações conjuntas dos governos federal, estaduais e municipais já vêm diminuindo dos índices de criminalidade no país.

Aqui mesmo no Espírito Santo a taxa de homicídios já esteve entre 46 e 47 por grupo de 100 mil habitantes e hoje está em 42. Com o Pronasci, essa taxa deve cair ainda mais radicalmente, porque a ação social de caráter preventivo é mais inibidora da ação do crime.

O Bairro de São Pedro é o quinto a fazer parte do Território de Paz no país. Os outros estão instalados nas comunidades de Santo Amaro, em Recife (PE); Itapoá, no Entorno do Distrito Federal; Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro; e na Zona de Atendimento Prioritário 5, em Rio Banco (AC).

Lançado pelo governo federal em agosto de 2007, o Pronasci procura articular políticas de segurança com programas sociais, priorizando ações preventivas, o apoio das comunidades para o combate à violência, a reestruturação penitenciária e a valorização das polícias.

Segundo o Ministério da Justiça, ao buscar combater as causas que levam à violência sem abrir mão das estratégias de controle e repressão, o programa é considerado um modelo mundial de programa de governo contra a criminalidade. Até 2012, a intenção do governo federal é investir no Pronasci R$ 6,7 bilhões.

O presidente Lula chegou a Vitória no início da noite de quinta-feira, quando jantou com o governador do estado, Paulo Hartung, na residência oficial do chefe do Executivo capixaba.

Nesta sexta à tarde o presidente participa da inauguração da quatro escolas técnicas federais no estado: Linhares, Aracruz, São Mateus e Nova Venécia. Juntas, as unidades custaram R$ 22 milhões e criarão 4,8 mil vagas de cursos de educação profissionalizante.

    Leia tudo sobre: lula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG