Governo faz balanço sobre ações em Santa Catarina

BRASÍLIA - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, determinou nesta segunda-feira a todos os ministérios envolvidos no apoio às vítimas das enchentes na região de Santa Catarina que façam um levantamento sobre todas as ações do governo que já foram realizadas. Os dados serão apresentados e discutidos na terça-feira, durante uma reunião no Palácio do Planalto com o governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira.

Carollina Andrade - Último Segundo/Santafé Idéias |

Segundo porta-vozes do Planalto, o levantamento irá apontar o que ainda se pode fazer para ajudar as vítimas da região. Ainda na reunião de coordenação, Lula afirmou que tudo que for necessário para a reconstrução de Santa Catarina será feito.

Na semana passada, o presidente pediu ao chefe do gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Felix, que reunisse  os ministérios envolvidos a fim de discutir quais medidas ainda poderiam ser tomadas. A avaliação do governo é que tudo o que poderia ter sido feito foi realizado de forma ágil, para minimizar a situação de catástrofe no local.

AE
Santa Catarina ainda tem mais de trinta mil desalojados e desabrigados
De acordo com o último balanço da Defesa civil, divulgado nesta segunda-feira, há registros de 32.946 desalojados e desabrigados, sendo 5.710 desabrigados e 27.236 desalojados. Até o momento são 122 óbitos e 29 desaparecidos.

Participaram da reunião a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ministro da Justiça, Tarso Genro, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o secretário-geral da Presidência da República, Luiz Dulci, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o ministro da secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins.

Medidas

Na última reunião de coordenação, o presidente decidiu permitir o saque de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em favor de vítimas das enchentes em Santa Catarina.

No mês passado, o presidente assinou uma medida provisória liberando R$ 1,6 bilhão para ações destinadas a enfrentar situação de calamidade pública que se abateu sobre a população do estado de Santa Catarina, provocada por chuvas e enchentes.

Veja também:

Leia mais sobre: Santa Catarina

    Leia tudo sobre: santa catarina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG