ROMA ¿ O curta vietnamita When Im 20, do diretor Phan Dang Di, selecionado para a seção Corto Cortissimo da 65a edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, não será mais apresentado, já que as autoridades do Vietnã negaram a permissão necessária para sua projeção fora do país, informou o site http://www.vietnam.net/ target=_blankvietnam.net.

Após ter recebido o convite para o Festival, Phan Dang Di pediu à Vietnam Cinema Association e a Vietnam Cinema Agency a permissão para participar do evento. No entanto, a agência governamental concedeu apenas autorização para a projeção do curta dentro do país, explicou o site.

Nguyen Van Tan, chefe da Vietnam Cinema Association, explicou que "When I'm 20" tem um "conteúdo delicado" e que, apesar de algumas cenas particularmente fortes terem sido cortadas, a Vietnam Cinema Agency permitiu apenas "a projeção interna, com intuito de troca e pesquisa, mas não em grandes eventos, nem no Vietnã nem no exterior".

De acordo com as regras com a qual a agência governamental para o cinema classifica os filmes, "'When I'm 20' pertence ao tipo de filmes experimentais voltados para a análise, discussão e pesquisa entre os especialistas, e não à grande distribuição, pois sua temática delicada poderia ter um impacto negativo na sociedade", continuou Van Tan.

O cineasta Phan Dang Di também esteve presente neste ano no Festival Internacional de Cinema de Cannes, onde o roteiro do seu longa-metragem "Bi, Don't Be Afraid" (atualmente em fase de filmagens), foi selecionado juntamente com mais outros 14 projetos para participar de um programa de financiamento internacional.

Leia mais sobre: Vietnã , Festival de Veneza

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.