Governo do Rio decreta luto de três dias pela morte de Marcio Moreira Alves

Rio de Janeiro - O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, decretou três dias de luto pela morte do jornalista e ex-deputado federal Marcio Moreira Alves. De Londres, onde se encontra em viagem oficial, Cabral lamentou a morte do jornalista.

Agência Brasil |

Moreira Alves morreu na sexta-feira, aos 72 anos, de complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral.

O governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, comparecerá ao velório do ex-deputado, que está sendo realizado na Assembléia Legislativa. Em nota divulgada pela Assessoria de Comunicação do governo do estado, Pezão afirma que Marcio teve uma vida dedicada ao Brasil, na luta pela redemocratização do país. Como jornalista, foi um homem com olhar diferenciado, buscando sempre mostrar os bons exemplos que esse país sempre teve. Foi um homem de coragem, fibra e sensibilidade.

Carioca, nascido em 1936, Marcio Moreira Alves começou a trabalhar como jornalista aos 17 anos, no jornal Correio da Manhã. Em 1966, foi eleito deputado federal pelo então estado da Guanabara. No dia 2 de setembro de 1968, pronunciou na Câmara dos Deputados um discurso em que conclamava o povo a boicotar as comemorações do Dia da Independência, em protesto contra a invasão por tropas militares das universidades Federal de Minas Gerais e de Brasília.

O regime militar considerou o discurso ofensivo às Forças Armadas. A negativa do Congresso Nacional em conceder licença para que o deputado fosse processado serviu de motivo para que os militares decretassem o Ato Institucional nº 5 (AI-5), o que levou ao fechamento do Congresso e à cassação de diversos políticos, entre eles o próprio Moreira Alves.

Após o exílio em vários países, Marcio Moreira Alves retornou ao Brasil em 1979, beneficiado pela anistia. Desde então, dedicou-se ao jornalismo, tendo sido por dez anos colunista do jornal O Globo.

Leia mais sobre Marcio Moreira Alves

    Leia tudo sobre: morte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG