Governo deve decidir sobre compra de caças em agosto

A decisão sobre a escolha do novo caça de alta tecnologia destinado a reequipar os esquadrões de elite da Força Aérea Brasileira (FAB), um negócio estimado em 2,2 bilhões, deverá ser anunciada na segunda quinzena de agosto. A encomenda prevê o fornecimento de 36 aviões.

Agência Estado |

O processo de seleção, conhecido como F-X2, chegou ao fim envolvendo três supersônicos, o americano F-18 E/F, o francês Rafale C e o sueco Gripen NG. De acordo com militares da Aeronáutica, cada um deles, conforme suas características, é capaz de cumprir a missão pretendida. Segundo o ministro da Defesa, Nelson Jobim, “a escolha se dará por meio de critérios sofisticados, como seja a transferência irrestrita de conhecimento sensível”.

O Comando da Aeronáutica já concluiu a análise técnica. O formato da divulgação ainda está sendo ajustado entre o Palácio do Planalto e o Ministério da Defesa. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve convocar o Conselho Nacional de Defesa, formado pelos presidentes do Senado e da Câmara, ministros, comandantes militares e representante do Gabinete de Segurança Institucional.

A formalização, antes do dia 7 de setembro - e com distância razoável da data nacional -, é vista como protocolarmente necessária à diplomacia. O presidente da França, Nikolas Sarkozy, vai assistir, em Brasília, ao desfile comemorativo dos 187 anos da Independência. Este é o ano da França no Brasil. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG