Governo de SP apresenta hoje medidas para a saúde

A Secretaria de Estado da Saúde apresenta hoje um pacote de medidas que, em função da comemoração dos 20 anos de existência do Sistema Único de Saúde (SUS), visa melhorar o atendimento na rede de saúde pública. Denominado “20 anos em 1”, o programa de melhoras inclui inovações para o sistema, como a linha “Alô, Doutor”, um telefone que disponibiliza médicos ou enfermeiros para tirarem dúvidas simples dos pacientes.

Agência Estado |

O “Qualis Mais” é a renovação do “Qualis”, programa já existente de incentivo à atenção básica. Agora, os municípios receberão auxílio financeiro para que invistam em atenção básica e no Programa Saúde da Família. O “Qualis Mais” terá investimento de R$ 60 milhões e ampliará consideravelmente o número de municípios antes atendidos pelo “Qualis”.

Oncologia (tratamento de câncer) será também uma área contemplada pelos benefícios. A rede será ampliada e terá 74 instituições trabalhando no Estado, dez a mais do que anteriormente.

Classificadas em diferentes áreas de abrangência, as ações são divididas em ampliação e melhoria do atendimento, incorporação de tecnologias, controle de doenças, investimento e ampliação da rede e formação e capacitação de recursos humanos.

Além de ampliação de programas, a secretaria pretende realizar o Primeiro Censo Psiquiátrico do SUS, o que possibilitará uma avaliação mais profunda dos pacientes internados e permitirá considerar que sejam reinseridos na sociedade. Ainda este mês, será inaugurado o primeiro Centro de Referência da Saúde do Homem, com capacidade para realizar atendimentos nas áreas de urologia, andrologia e patologias de próstata. As informações são do Jornal da Tarde

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG