Governo de Lula tem aprovação recorde, segundo CNT/Sensus

BRASÍLIA ¿ O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva alcançou um novo recorde e agora tem 71,1% de aprovação entre os brasileiros. A popularidade do presidente também está alta e chegou a 80,3%. Os números são da 94ª Pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta segunda-feira pela Confederação Nacional de Transporte (CNT).

Carol Pires, Último Segundo/Santafé Idéias |

Em setembro de 2008, a avaliação do governo estava em 68,8%. Esta também é a melhor avaliação de um governo em toda a série histórica.
Na metade do segundo mandato do presidente Lula, a 94ª rodada da pesquisa perguntou como o governo petista é avaliado desde o início. Para 35,6%, Lula superou as expectativas; 42,9% acham que o governo atendeu a todas as promessas; e 18,4% acham o desempenho está abaixo do esperado.

Quanto às expectativas para os dois últimos anos do governo, 41,1% acham que Lula terá mais disposição para terminar o mandato, 40,3% acreditam que a motivação será a mesma do início do governo, e 15,4% acham que Lula terá menos empenho.

A popularidade do presidente também atingiu um alto índice e chegou a 80,3% de aprovação. Em setembro deste ano, a aprovação do desempenho pessoal do presidente estava em 77,7% e a desaprovação, em 16,6%. Nas últimas treze rodadas da pesquisa, Lula vem apresentando melhora no índice de aprovação.

Em setembro de 2005, durante a crise do mensalão, Lula era aprovado por apenas 50% dos entrevistados. A única vez que um governo obteve melhor índice na série histórica da pesquisa, iniciada em 1998, foi em janeiro de 2003, quando Lula assumiu a presidência com 83,6% de avaliação positiva.

A taxa de avaliação negativa do governo manteve-se praticamente estável, caindo de 6,8% para 6,4%. A avaliação do governo Lula era regular para 21,6% dos entrevistados, ante 23,2% em setembro.

A 94ª. Pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 8 e 12 de dezembro, em 136 municípios das cinco regiões brasileiras. Dois mil eleitores foram questionados. A margem de erro é de 3%.

A conclusão da pesquisa é que Lula e seu governo apresentam índices altos de aprovação em função dos bons resultados econômicos registrados no último trimestre e pelo discurso do presidente que gera confiança e crença na população. 

No entanto, a população demonstra preocupação, como sinais de que a crise começa a atingir o País. O governo deveria, portanto, tomar mais medidas econômicas vigorosas para minimizar os efeitos da crise, afirma o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes.

Leia mais sobre: aprovação de Lula

    Leia tudo sobre: lula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG