rebatizada de gripe A H1N1 pela Organização Mundial da Saúde) no País. Ao todo, o Brasil registra 977 ocorrências da doença mas, segundo o Ministério, a maioria desses pacientes já recebeu alta ou está em processo de recuperação." / gripe suína no País; total vai a 977 - Brasil - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela Organização Mundial da Saúde) no País. Ao todo, o Brasil registra 977 ocorrências da doença mas, segundo o Ministério, a maioria desses pacientes já recebeu alta ou está em processo de recuperação." /

Governo confirma mais 72 casos de gripe suína no País; total vai a 977

SÃO PAULO - O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira que há mais 72 casos de gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela Organização Mundial da Saúde) no País. Ao todo, o Brasil registra 977 ocorrências da doença mas, segundo o Ministério, a maioria desses pacientes já recebeu alta ou está em processo de recuperação.

Redação |


Os novos casos foram identificadosnos estados de nos estados de São Paulo (42), Rio de Janeiro (11), Rio Grande do Sul (7), Bahia (3), Maranhão (2), Pernambuco (2), Acre (1), Ceará (1), Paraná (1), Paraíba (1) e Rio Grande do Norte (1).

O Ministério da Saúde afirma que acompanha 2.973 casos suspeitos no país. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial. Outros 1.538 casos foram descartados. O Ministério informa ainda que, para todos os casos, estão sendo realizadas buscas ativas e monitoramento de todas as pessoas que tiveram contato com as pessoas infectadas.

Eventos cancelados

A juíza Eloísa de Hernandez determinou a suspensão da 16ª Feira Estadual do Cooperativismo e da 5ª Feira de Economia Solidária do Mercosul, que estavam marcadas para o período de 10 a 12 de julho em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul, como medida preventiva contra a propagação da "gripe suína". Os eventos receberiam milhares de pessoas de diversos países da América do Sul, especialmente do Chile e Argentina, onde há elevado número de casos da doença.

A decisão foi tomada nesta quarta e atendeu a um pedido da Promotoria de Defesa Comunitária, que via risco de proliferação do vírus entre os participantes, que formariam grandes aglomerados durante as atividades das feiras. Outros eventos já haviam sido adiados anteriormente no Rio Grande do Sul. Na segunda-feira, a CNBB anunciou a transferência do Mutirão de Comunicação Social da América Latina e Caribe dos dias 12 a 17 de julho para 3 a 7 de fevereiro do ano que vem.

Mundo

Segundo a última atualização da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 6 de julho, havia 94.512 casos da nova gripe, em 122 países, até aquela data. O número de óbitos foi de 429, com uma taxa de letalidade de 0,45%. De acordo com o Ministério, os principais locais de provável infecção são Argentina (2.485 casos e 60 mortes), Estados Unidos (33.902 casos e 170 mortes) e Chile (7.376 casos e 14 mortes).

Atendimento em barracas

O Hospital das Clínicas de Porto Alegre instalou duas barracas de lonas pretas em frente ao serviço de emergência da unidade para atender pessoas com suspeita de gripe suína. No local, os pacientes passam por exames clínicos e, caso seja preciso, os médicos coletam materiais para análise.

Entenda a "gripe suína":

Veja também:

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suínaministério da saúdesaúde

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG