BRASÍLIA ¿ A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega - integrantes do Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (CGPAC) - fazem logo mais, às 10h, a divulgação do 8º balanço do PAC. A apresentação dos dados é no auditório Wladimir Murtinho, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

O balanço quadrimestral do PAC é referente aos meses de maio, junho, julho e agosto deste ano. As avaliações buscam apresentar os principais aspectos do andamento do programa e o acompanhamento das obras.

No último balanço, divulgado em maio, foi constatado que 15% das obras estavam concluídas e 79% progredindo em um bom ritmo. Quatro por cento delas, porém, ainda exigiam atenção do Comitê Gestor do PAC e 2% estavam em condições preocupantes.

A avaliação dos primeiros quatro meses do ano mostrou também que houve um crescimento de 76% do montante empenhado no programa em relação ao mesmo período de 2008. No início deste ano, foram empenhados R$ 7,7 bilhões.

Lançado em 2007, o programa é um plano estratégico do governo federal para investimentos em infraestrutura e estimular o crescimento econômico nacional. O projeto prevê a aplicação de R$ 503,9 bilhões até o fim do ano que vem nas áreas de transporte, energia, saneamento, habitação e recursos hídricos.

Leia mais sobre PAC

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.