Governo anuncia medidas para a recuperação de Paraty

RIO DE JANEIRO ¿ O governo estadual do Rio de Janeiro anunciou nesta segunda-feira medidas para a reconstrução do município de Paraty, no sul fluminense, afetado por um forte temporal no último sábado. Máquinas já estão na cidade ajudando a retirar barreiras que caíram em algumas vias locais. A estrada Paraty-Cunha, que liga o sul fluminense à região do Vale do Paraíba paulista, foi completamente destruída pela força da água.

Redação |

Por causa da tromba d´água de sábado, a cidade continua em situação de emergência, mas não há moradores desabrigados ou desalojados. De acordo com a Defesa Civil Municipal, choveu no fim de semana o previsto para todo o ano.

Quase todo o município está com o fornecimento de água afetado, já que a enxurrada danificou uma das estações de captação e tratamento de Paraty. Uma obra emergencial está sendo realizada e a previsão é de que o abastecimento esteja normalizado até amanhã. A prefeitura contratou cinco caminhões pipa e está distribuindo garrafas de água mineral para a população.

Para conter o risco de doenças decorrentes do alagamento, três postos de saúde foram montados nos bairros mais atingidos: Condado, Ponta Branca e Camburi. Nesses locais, a água subiu mais de 1,5 metro, atingindo as casas e acordando os moradores, que, assustados, buscavam se proteger e salvar móveis, documentos e objetos pessoais.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o temporal de sábado começou por volta das 3h e só parou às 5h. O principal rio da região, o Perequê-Açu, subiu oito metros e alagou 12 bairros que ficam à sua margem.

Veja também:

Leia mais sobre: chuvas

    Leia tudo sobre: chuvachuvasdesabrigadosdesalojadosenchenteparatytemporais

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG