Governo anuncia criação de 50 institutos de pesquisa

O ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende anunciou hoje, na 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a criação de 50 institutos nacionais de pesquisa em até três anos. Segundo Rezende, está previsto o investimento de ao menos R$ 270 milhões nesse período, recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Agência Estado |

O ministro prevê ampliação de recursos dentro do que ele classificou como "política de Estado, não de governo". "Esses recursos representam três vezes mais que os recursos do Programa Instituto do Milênio (voltado a pesquisas de temas que exigem laboratórios mais complexos e diferenciados). Estamos contando com a participação de outros ministérios e entidades estaduais para tentarmos chegar a R$ 400 milhões de reais", afirmou Rezende.

Até 30 institutos serão selecionados por edital para atuação em 13 áreas estratégicas - nanotecnologia; biotecnologia; biocombustíveis; energias renováveis; gás, petróleo e carvão; agricultura; Amazônia e biodiversidade; semi-árido; mar e Antártida; o Programa Nuclear; o Programa Espacial; meteorologia e mudanças climáticas; e saúde.

Outros 20 institutos trabalharão a chamada livre demanda, temas escolhidos espontaneamente de acordo com as necessidades do setor de pesquisa e desenvolvimento. A previsão do Ministério da Ciência e Tecnologia é de publicar o edital para seleção de propostas de criação dos institutos no início de agosto e de colocar os institutos em funcionamento a partir de dezembro desse ano. "Vamos ter uma comissão de seleção com membros estrangeiros e brasileiros que estão no exterior, ou seja, pessoas que estão trabalhando num ambiente de fronteiras. Os novos institutos estarão em operação até dezembro desse ano, com toda certeza", disse Rezende.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG