rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) no Brasil, segundo informou nesta sexta-feira o Ministério da Saúde. No boletim divulgado nesta quinta, eram 14." / gripe suína no País, diz ministério - Brasil - iG" / rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) no Brasil, segundo informou nesta sexta-feira o Ministério da Saúde. No boletim divulgado nesta quinta, eram 14." /

Governo acompanha 13 casos suspeitos de gripe suína no País, diz ministério

SÃO PAULO - Caiu para 13 o número de pessoas com suspeita de gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1 pela OMS) no Brasil, segundo informou nesta sexta-feira o Ministério da Saúde. No boletim divulgado nesta quinta, eram 14.

Agência Estado |

Os casos suspeitos estão sendo acompanhados nos Estados de São Paulo (5), Rio de Janeiro (4), Paraná (2), Distrito Federal (1) e Rondônia (1). O ministério também monitora outros 13 pacientes em oito Estados. Já foram descartados 293 casos.

Na noite desta quinta-feira, o ministério informou que o número de casos confirmados da doença no País subiu de 8 para 9. O novo caso foi confirmado em São Paulo, em um paciente que chegou dos Estados Unidos na última terça-feira. Ele está em tratamento e passa bem.

Os outros oito casos foram confirmados nos Estados do Rio de Janeiro (3), São Paulo (2), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1). Todos os pacientes foram tratados e já receberam alta. Para todos os casos, estão sendo realizados busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com esses pacientes.

Pelos resultados de exames, o ministério considera que não há evidências de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus, tendo em vista ter sido detectado somente dois casos de transmissão autóctone (dentro do território nacional), ambos com vínculo epidemiológico com o caso índice procedente do México. Desse modo, até o momento, os Estados brasileiros com casos confirmados não devem ser considerados como áreas afetadas.

Casos no mundo

Em todo o mundo, já são  11.168 casos da doença , com 86 mortes em 42 países, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira.

Leia também:



Entenda a "gripe suína"


Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG