Governadores farão proposta ambiental para Copenhage

O sexto Fórum de Governadores da Amazônia Legal será realizado amanhã, em Macapá (AP). O documento final do encontro, a Carta do Amapá, traduzirá a sugestão dos governadores em relação ao posicionamento que o Brasil deve assumir na COP15 - 15ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em Copenhague, capital da Dinamarca, em dezembro.

Agência Estado |

O encontro terá a presença dos ministros Carlos Minc (Meio Ambiente); Daniel Vargas (Assuntos Estratégicos) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais). Participam do encontro os governadores de Amapá, Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins.

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, que embarca nesta tarde para Macapá, é contrário à tese do desmatamento zero e à favor do direito dos produtores rurais de derrubar até 20% da área de floresta na propriedade, como é permitido por lei para a Amazônia Legal.

Ele defende a compensação financeira para os produtores rurais que mantiverem a floresta em pé, por meio da inclusão de políticas de Redução de Emissões para o Desmatamento e a Degradação (REDD) nas discussões internacionais sobre o crédito de carbono.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG