Governadores elegeram aliados em 42% dos casos

Onze dos 26 governadores de Estado, o equivalente a 42%, conseguiram eleger seus aliados em capitais na eleição municipal. Levantamento feito pelo Estado revela que o Sudeste foi a região em que os administradores estaduais tiveram maior índice de aproveitamento.

Agência Estado |

Lá, os quatro governadores emplacaram seus apoiados. Em São Paulo, José Serra (PSDB) conseguiu confirmar seu aliado, Gilberto Kassab (DEM), à frente da maior cidade brasileira. No segundo maior colégio eleitoral, Minas Gerais, o também tucano Aécio Neves, em uma aliança pouco usual com o PT, conseguiu fazer prefeito de Belo Horizonte o empresário Márcio Lacerda (PSB). No Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral (PMDB) emplacou Eduardo Paes (PMDB) e, no Espírito Santo, o também peemedebista Paulo Hartung viu seu aliado do PT, João Coser, ser reeleito prefeito de Vitória ainda no primeiro turno.

Enquanto o Sudeste foi a região com 100% de aproveitamento entre os governadores, as regiões Sul e Centro Oeste foram as mais fracas. No Sul, apenas o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), conseguiu ver seu colega de partido Dário Berger reeleito prefeito de Florianópolis. E no Centro-Oeste o também peemedebista André Puccinelli elegeu Nelson Trad Filho (PMDB).

No Nordeste, dos 9 governadores, apenas três conseguiram eleger seus pares. O petista Marcelo Deda, governador de Sergipe, viu seu aliado Edvaldo Nogueira (PCdoB) ser reeleito prefeito de Aracaju. No Ceará, Cid Gomes (PSB) também comemorou a reeleição de Luizianne Lins (PT). Já em Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) viu ser eleito o aliado João da Costa (PT). No Norte do País, apenas os governadores do Acre e do Amapá emplacaram seus aliados. Binho Marques (PT) viu o também petista Raimundo Angelim ser reeleito. No Amapá, Valdez Góes (PDT) comemorou a eleição de Roberto Góes (PDT). O Distrito Federal não entrou no levantamento pois lá não há eleição municipal. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG