Governadora leva ajuda a desabrigados em Altamira

A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), visitou nesta quarta-feira a cidade de Altamira, no sudoeste do Estado, castigada no sábado por uma forte chuva que provocou o rompimento de barragens e alagamento em 14 bairros.

Agência Estado |

No avião da governadora estavam 2.500 cestas básicas, mil colchões e medicamentos para as famílias desabrigadas. Pela cidade ainda há muito lixo nas ruas e marcas da violência da correnteza, que arrastou pontes de madeira, destruindo barracos que encontrava pela frente.

O secretário de Integração Regional do governo, André Farias, que acompanhava Carepa, contestou o número de desabrigados divulgado pela prefeitura do município. "Houve um grande exagero ao dizer que 15 mil pessoas estavam desabrigadas", criticou. Segundo ele, a Defesa Civil cadastrou 1.073 pessoas. Grupos de voluntários montaram comitês de ajuda aos desabrigados em várias cidades paraenses, incluindo a capital.

O diretor de Meio Ambiente e Turismo de Altamira, Alderley Cândido da Silva, informou que os três igarapés - Panela, Ambé e Altamira - que cortam a cidade tiveram suas matas ciliares destruídas nos últimos 20 anos. Além disso, trinta barragens foram construídas nos igarapés por proprietários rurais para abastecer o gado, criar peixe ou mesmo para pequena geração de energia. Isso pode ser a causa dos estragos, acrescido da forte chuva que caiu no fim de semana.

Nove mil pessoas estão desabrigadas em Rio Branco

Leia mais sobre: chuva

    Leia tudo sobre: chuva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG