Governador decreta estado de emergência em sete municípios da Bahia

SALVADOR - O governador Jaques Wagner decretou situação de emergência em sete municípios baianos, que tiveram aumento do registro de casos das formas grave e clássica da dengue nas primeiras semanas do ano.

Agência Nordeste |

O decreto, publicado no Diário Oficial da Bahia, é válido para os municípios de Ilhéus, Itabuna, Ipiaú, Irecê, Jacobina, Jequié e Porto Seguro. Juntos, esses municípios respondem por 50 das 86 confirmações dos casos hemorrágicos da doença, ou seja, 58% do total.

O anúncio foi divulgado um dia após o Ministério da Saúde (MS) emitir balanço nacional da situação da doença no País. Na contramão da tendência nacional, de redução do número de casos de dengue ¿ que registrou queda de 40,53%, segundo o MS ¿ a Bahia encabeçou a lista de Estados de maior notificação de casos, alcançando a marca de 9.003 diagnósticos, nas seis primeiras semanas de 2009.

O número representa cerca de 20% do total de 42.956 casos vistos em todo o País. Entre as cidades apontadas como as mais críticas estão Jequié e capitais como Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG). A Bahia, por sua vez, é tida como "Estado em alerta", assim como Acre, Amapá e Roraima.

Veja também:

Leia mais sobre: dengue

    Leia tudo sobre: bahiadengue

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG