Google lançará sistema operacional, de olho na Microsoft

A companhia norte-americana Google está preparando o lançamento de um sistema operacional para computadores pessoais que poderá concorrer diretamente com o da Microsoft. A empresa do Vale do Silício (EUA) disse que o software, que terá como alvo inicial computadores pessoais portáteis e mais baratos, os chamados netbooks, será baseado em seu browser Chrome Web e estará disponível para os clientes no segundo semestre do ano que vem.

Agência Estado |

A informação foi divulgada ontem à noite pelo vice-presidente de gerenciamento de produto da Google, Sundar Pichai, e o diretor de engenharia da empresa, Linus Upson. Eles afirmaram, em um post, que o sistema operacional será "leve" e otimizado para aplicativos baseados na rede mundial de computadores. O objetivo do Google, disseram eles, é enfrentar alguns problemas dos computadores pessoais (PCs), relacionados à segurança e a atrasos quando os equipamentos são ligados. "Nós ouvimos muito nossos usuários e sua mensagem é clara: os computadores precisam melhorar", escreveram. Com o tempo, o Google espera estender o software para toda a escala de PCs, segundo os executivos.

A incursão do Google em sistemas operacionais poderá dar mais argumentos para seus críticos, que alegam que a companhia de busca online coleta vasta quantidade de informações sobre usuários de internet. Embora o Google ainda seja um participante pequeno na maior parte dos novos mercados que explora, como softwares de telefonia móvel e aplicativos online, muitos temem que seus sistemas operacionais possam aproveitar sua fatia de mercado no segmento de busca online para elevar a presença também em novos setores, reunindo ainda mais dados sobre seus usuários. As informações são da Dow Jones.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG