Google agora também traduz persa, o idioma oficial do Irã

O Google anunciou nesta sexta que seu serviço de tradução instantânea on-line agora inclui o farsi ou persa, o idioma oficial no Irã, para favorecer o intercâmbio de informação.

AFP |

Esta função gratuita só pode ser acessada no momento a partir do site Google.com e funciona melhor para uma tradução entre o persa e o inglês, embora outros 40 idiomas estejam disponibilizados no serviço.

"Acresentar o persa nos parece particularmente importante, principalmente no contexto atual dos acontecimentos no Irã", explica o grupo americano em um comunicado.

"Como o YouTube (de propriedade do Google) e outros serviços, o Google Translate é uma ferramenta a mais para que quem fala persa possa utilizar para se comunicar com o resto do mundo, e vice-versa, favorecendo também o intercâmbio de informações", afirma o texto.

O site de vídeos YouTube e a rede de relacionamento Facebook são alguns dos sites que questionam mais a validade da reeleição de Mahmud Ahmadinejad e que estão bloqueados pelas autoridades iranianas.

Cem milhões de pessoas falam persa no Irã, Afeganistão, Tadjiquistão e Ásia Central.

ka/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG