Gol: tráfego aéreo total subiu 8,7% em junho

A companhia aérea Gol informou hoje que a oferta de assentos caiu 4,9% em junho de 2009 ante igual mês de 2008 e cedeu 1,2% sobre maio, segundo as estatísticas de tráfego aéreo no mês passado, divulgadas hoje. O tráfego no sistema total caiu 7,1% no mês passado ante igual período de 2008 e subiu 8,7% ante o mês anterior.

Agência Estado |

A taxa de ocupação caiu 1,6 ponto porcentual em junho na comparação com igual mês do ano passado e subiu 5,9 pontos porcentuais ante maio, para 63,8%.

Em comunicado, a Gol diz que junho deste ano refletiu o início das atividades relacionadas à elevação gradual e planejada da utilização da frota operacional da companhia, fator importante para a diluição dos custos operacionais. "Trata-se de um movimento realizado de maneira sustentável, dado que, sazonalmente, o segundo semestre apresenta maior demanda do que o primeiro", diz a empresa. Durante o mês passado, pela primeira vez este ano, a taxa de utilização (block hours) da frota operacional da Gol ficou em cerca de 12 horas por dia.

Nesse sentido, apesar da aparente redução da oferta (queda de 1,2% na oferta de assento por quilômetro oferecido - ASKs - no sistema, entre maio e junho deste ano), a média diária de ASKs (que ajusta a diferença entre número de dias corridos em cada mês) teve alta de 2%.

Em comparação a igual período em 2008, houve queda de 4,9%, relacionada ao reposicionamento estratégico da companhia, que em meados de 2008 descontinuou suas operações entre o Brasil e destinos fora da América do Sul. Em linha com o foco na otimização da rentabilidade de sua malha aérea, a oferta combinada de assentos continuou a ser direcionada para o mercado doméstico, que, na comparação entre maio e junho, apresentou queda de 0,7%, (aumento de 2,6% na média diária). Já em comparação com junho de 2008 houve aumento de 3% na oferta.

Promoções

A Gol informou também que o desempenho em junho refletiu os efeitos de uma série de promoções realizadas nos últimos meses, como feirões de passagens e ações realizadas pelo programa Smiles (por exemplo, a promoção de milhas em dobro), que melhor posicionaram a companhia durante esse período de baixa temporada e véspera da temporada de ferias.

Nesse cenário, a demanda no sistema da Gol no mercado doméstico apresentou alta de 0,8% em comparação com um ano antes. Em relação ao mês anterior, período que representou o pico da baixa temporada, a elevação da demanda foi de 9,3%. No segmento internacional, o efeito foi similar: em relação a maio, o crescimento da demanda foi de 3,8% em junho e, na comparação com junho do ano passado, houve queda de 44,6% - também efeito do cancelamento das rotas de longo percurso.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG