Gol afirma que problemas foram causados por erro em software

Usuários da companhia aérea começaram a ter problemas na última sexta-feira

iG São Paulo |

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se reuniu nesta terça-feira com representantes da companhia aérea Gol/Varig para apresentar um plano de ação para atender os passageiros de voos cancelados e atrasados pela empresa em consequência dos problemas na escala de trabalho dos tripulantes. A empresa afirmou que os problemas foram gerados após um erro na atualização de um software para o planejamento de escala.

No encontro em Brasília, a empresa explicou que ao implantar uma melhoria no sistema, ocorreu o problema e foram gerados dados incorretos que culminaram no planejamento inadequado da malha aérea e da jornada de trabalho dos tripulantes. Por essa razão, foi adotada novamente a configuração de escala do mês anterior.

A Anac informou que enviou inspetores para acompanhar o trabalho de planejamento da escala na empresa e está fiscalizando a assistência devida pela companhia a seus passageiros.

De acordo com a Anac, a empresa apresentou um plano para diminuir os efeitos do problema que inclui o uso de 5 aeronaves Boeing 767, configurados para cerca de 230 passageiros, nas rotas regulares domésticas e internacionais, para aumentar a capacidade de acomodação de passageiros. Atualmente, essas aeronaves são utilizadas em fretamentos. A frota atual da companhia conta com aeronaves configuradas para 140 a 178 passageiros.

Ainda ficou acertado que haverá a apresentação de relatórios semanais à Anac sobre a quantidade de horas voadas pelos tripulantes, em coordenação com o planejamento da malha aérea. Os dados serão avaliados em conjunto com o planejamento mensal.

    Leia tudo sobre: anacgolaeroportos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG