Gilmar Mendes toma posse como novo presidente do STF

BRASÍLIA - O ministro Gilmar Mendes tomou posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para um mandato de dois anos na tarde desta quarta-feira (23). Ele substitui a ministra Ellen Gracie Northfleet.

Carollina Andrade - Último Segundo/Santafé Idéias |

O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), saudou nesta quarta o novo presidente. Ele ressaltou as qualidades de grande jurista e doutrinador constitucional de Mendes. Nada mais adequado do que ter agora na presidência do STF um grande jurista e formulador de idéias e propostas novas na área constitucional, afirmou o ministro.

Ele também elogiou o trabalho da ministra Ellen Gracie, à frente da Corte nos últimos anos, e destacou o compromisso do Poder Judiciário com o Brasil e o seu povo. Foi um recado aos representantes dos demais poderes (Legislativo e Executivo sobre a independência dos três poderes da República.

Segundo Mello, o papel do Judiciário é preservar a supremacia da Constituição Federal (CF). O Judiciário não pode despojar-se da condição de fiel depositário da confiança do povo brasileiro. Nenhum poder da República tem legitimidade para ferir a Constituição ou os seus cidadãos, enfatizou.

Convidados

Entre os convidados para a cerimônia que também empossou César Peluzo como vice-presidente, estavam autoridades e amigos do empossado. Além do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estiveram presentes os ex-presidentes da República José Sarney, Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso. Ministros de Estado, governadores, presidentes dos tribunais federais e estaduais, parlamentares, embaixadores e representantes diplomáticos também estiveram presentes.

Leia mais sobre:  Gilmar Mendes - STF

    Leia tudo sobre: gilmar mendesstf

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG