Gilberto Gil, Ivan Lins e Yamandu Costa participam do Veneto Jazz Festival

ROMA, 24 ABR (ANSA) - Os cantores Gilberto Gil e Ivan Lins e o violonista Yamandu Costa são alguns dos artistas convidados do Veneto Jazz Festival, um dos festivais de jazz mais importantes da Europa.

Agência Ansa |

O ministro da Cultura brasileiro se apresentará em Pádova, no dia 13 de julho; 17 de julho é o dia de Lins, acompanhado por uma banda formada por jazzistas respeitados, incluindo a cantora Nnenna Frelon; Costa está na programação da primeira edição do Venezia Jazz Festival (organizado pelo Veneto Jazz Festival), que acontece entre os dias 30 de julho e 2 de agosto.

Além de Gil, o evento também receberá Herbie Hancock (ganhador do Grammy de melhor disco do ano por "River: The Joni Letters") , o guitarrista Pat Metheny, Bobby McFerrin (mais conhecido pelo hit "Don't Worry, Be Happy") e o jovem jazzista italiano Stefano Bollani, que se apresentou no Brasil no ano passado.

As apresentações do Veneto Jazz Festival acontecem entre julho e agosto, espalhadas por cidades da região. Esse festival também promove outros eventos musicais, exposições de arte, conferências e aprofundamento em novos gêneros musicais.

"O festival contém muitos eventos locais, que objetivam difundir a cultura do jazz no nordeste (da Itália) através de nomes ilustres e jovens promessas", disse o diretor artístico do Veneto Jazz, Giuseppe Mormile.

O evento também é uma manifestação "didática", como explicou o secretário da Cultura da Região do Veneto, Angelo Tabaro. "A nossa proposta tem o intuito de 'formar' público também do ponto de vista didático, estimulando a compreensão das linguagens do jazz para fazer cultura e não só espetáculo", disse.

Em 2008, o festival completa 20 anos, coincidindo com o aniversário de morte da lenda do jazz Chet Baker, que morreu em 1988. O mito da música, que inclusive fez uma das suas últimas apresentações no Veneto Jazz Festival, será homenageado com o tributo "Chet Mood", que contará com a presença do trompetista italiano Enrico Cava. (ANSA)

    Leia tudo sobre: gilberto gil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG