Gil, Maria Bethânia e Mutantes estrelam festival de cultura brasileira em Londres

SÃO PAULO ¿ Aproveitando a onda verde amarela que varre o mundo, o Southbank Centre, em Londres, vai sediar a partir de junho o Festival Brasil, iniciativa que busca levar à capital britânica uma amostra da diversidade cultural brasileira. Entre as atrações já confirmadas, estão apresentações de Gilberto Gil, Maria Bethânia, Afroreggae e um show conjunto de Tom Zé e Os Mutantes.

iG São Paulo |

Patrocinado pelo HSBC, o evento se estende até 05 de setembro e reflete, de acordo com os organizadores, a importância que o grupo atribui a mercados emergentes ¿ as duas edições anteriores foram dedicadas a China e Índia. São várias coisas convergindo: o Brasil foi escolhido sede da Copa, das Olimpíadas, passou pela crise de maneira melhor do que outros, tem um crescente grau de investimento internacional. O Brasil está na hora, resumiu o diretor de marketing do HSBC Brasil, Marcelo Velloso, em entrevista ao iG.

Segundo o executivo, a ideia é mostrar uma face do país que o mundo talvez não conheça, fora lugares comuns como o carnaval e futebol. Por isso, estão previstas atividades ligadas a artes visuais, dança, teatro, literatura, cinema e até grafite. Cada área recebeu uma curadoria específica e tudo ficará agrupado no complexo do Southbank Centre, que reúne o Royal Festival Hall, o Queen Elizabeth Hall, a Hayward Gallery e a Purcell Room.

Além das atrações musicais, está previsto um debate do diretor Fernando Meirelles e do ator Ralph Fiennes, que trabalharam juntos no filme O Jardineiro Fiel, e uma conversa entre o professor e compositor José Miguel Wisnik com o jogador Sócrates. No campo da literatura, participam Milton Hatoum, Arnaldo Antunes, João Paulo Cuenca e o americano Benjamin Moser, autor da mais recente biografia de Clarice Lispector, Clarice,.

O artista plástico Ernesto Neto vai expor suas esculturas dentro e fora da Hayward Gallery, enquanto as áreas externas do Southbank Centre serão ocupadas por obras de Gringo Cárdia e dos estilistas Irmãos Campana. A programação disponível até o momento pode ser acessada no site do centro cultural britânico.

Leia mais sobre: Festival Brasil

    Leia tudo sobre: culturainglaterralondres

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG