Os gigantes da informática, entre eles Microsoft, Sun Microsystems e Cisco, se mobilizaram nos últimos meses para corrigir uma grave falha de segurança na Internet, e divulgarão esta semana um patch (software de correção).

O especialista em segurança Dan Kaminsky, da IO Active, descobriu há seis meses esta falha no Domain Name System (DNS), o sistema central que relaciona os endereços dos sites e as páginas guardadas nos servidores, através de números similares aos dos telefones.

Kaminsky reuniu então os grandes grupos ligados à Internet, que trabalharam discretamente durante meses para encontrar uma solução.

O "patch" será distribuído esta semana a empresas e internautas, em geral por meio de atualizações automáticas dos sistemas.

A falha poderia ter permitido a piratas redirigir qualquer endereço da Web para outros sites, a sua escolha, e assim controlar o tráfego da Internet no planeta.

Havia um risco especial de "fishing", que é quando os piratas dirigem os internautas, sem seu conhecimento, para falsos sites de Bancos, podendo capturar senhas e outros dados fundamentais.

gc/LR

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.