Gestante deve conversar com médico antes de praticar exercícios

O ginecologista e obstetra Aléssio Calil Mathias, diretor da Clínica Genesis, aconselha gestantes a conversar com um médico sobre a prática de exercícios físicos durante a gravidez. Ele (médico obstetra) a conhece, sabe sobre sua condição clínica.

Agência Estado |

Com certeza fará a recomendação mais apropriada."

Em geral, Mathias afirma que não há problema em fazer exercícios durante a gestação. No entanto, a prática é contraindicada "quando a gestante não é praticante de atividades físicas antes da gravidez e, em virtude da gestação, decide mudar sua rotina de forma agressiva, sem respeitar os limites de seu corpo. Casos em que a futura mamãe tem placenta baixa, descolamento placentário, sangramentos e trabalho de parto prematuro também são desaconselhados".

Franz Paganini Burini, também médico da mesma clínica e especialista em medicina esportiva, diz que não há nenhum inconveniente para a paciente habituada em praticar exercícios em dar continuidade durante a gravidez. "Se ela decidir iniciar a atividade física durante o pré-natal, precisa receber orientação e acompanhamento apropriados", afirma.

Burini destaca ainda que durante as atividades físicas a gestante deve usar roupas confortáveis e leves, que permitam a evaporação do calor, e tenha uma alimentação adequada. "Ela (gestante) nunca deve se exercitar em jejum. A hidratação, antes e depois dos exercícios, também é fator considerável", conclui.

AE

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG