Gericault da coleção Saint Laurent bate recorde a 8 milhões de euros

A venda da coleção de obras de arte Yves Saint Laurent e Pierre Bergé foi retomada nesta terça-feira em Paris, com leilões de quadros antigos, especialmente de um retrato pintado por Gericault, obtido a um preço recorde de oito milhões de euros.

AFP |

Com uma arrecadação de mais de 206 milhões de euros na segunda-feira esse "leilão do século" superou o recorde mundial para uma coleção particular registrado em 1997 em Nova York com a coleção de Victor y Sally Ganz (163 milhões de euros).

Nesta terça-feira, será a vez das obras de mestres do século XIX.

O quadro de Gericault, "Retrato de Alfred e Elisabeth Dedreux", vendido por oito milhões, é um recorde para essa obra, estimada inicialmente entre quatro e seis milhões de euros.

Organizada pela casa de leilões Christie's no Grand Palais, a venda atingiu na segunda-feira à noite o recorde de 206 milhões de euros.

Um retrato pintado por Thomas Gainsborough foi adquirido por 1,9 milhão de euros.

Outro de Frans Hals foi vendido por 3,1 milhões de euros, contra uma estimativa de 800.000 euros a um milhão.

O quadro de Jean-Auguste Dominique Ingres foi vendido por 1,8 milhão de euros, ou seja, menos que a estimativa inicial (2 a 3 milhões de euros).

Entre as peças do mobiliário Art Deco à venda estão um par de bancos atapetados com pele de leopardo do húngaro Gustave Miklos, e também uma "poltrona com dragões", da irlandesa Eileen Gray. Os dois são estimados entre dois e três milhões de euros.

Na segunda-feira, um dos pontos culminantes do primeiro dia foi o leilão do quadro de Henri Matisse "Les coucous, tapis bleu et rose", vendido por 32 milhões de euros (cerca de 41 milhões de dólares), um recorde mundial para este pintor francês.

No entanto, uma das principais obras das 730 apresentadas no leilão, um Picasso cubista de 1914 ("Instruments de musique sur un guéridon"), não conseguiu um comprador, já que a maior oferta pela obra foi de 21 milhões de euros, quatro milhões a menos que o preço mínimo fixado.

bur-bb/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG