SÃO PAULO - Estudo da professora de Gestão de Políticas Pública Marislei Nishijima, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP/Leste), na capital paulista, constatou que a entrada dos remédios genéricos no mercado derrubou os preços dos medicamentos de marca nas farmácias

Segundo informações da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, essa queda de preços está associada à credibilidade dos genéricos.

Ao analisar o período de 1998 a 2002, Marislei verificou que a entrada dos genéricos no mercado brasileiro aconteceu efetivamente a partir de fevereiro de 2000, quando foram estabelecidos controles com testes de bioequivalência e o governo federal investiu em campanhas publicitárias.

Apesar das informações do controle de qualidade do genérico, a autora da pesquisa destaca que esses medicamentos passam uma única vez pelo teste de bioequivalência - para entrar no mercado.

Segundo Marislei, seria interessante o controle periódico para evitar "problemas de perda de credibilidade por parte dos consumidores, que poderiam inviabilizar a política de genéricos no futuro".

Leia mais sobre: genéricos

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.