Le Buveur dAbsinthe, um quadro de Pablo Picasso estimado entre 30 e 40 milhões de libras (33 e 44 milhões de euros), será colocado em leilão no dia 23 de junho em Londres, anunciou nesta quarta-feira a Casa Christies, após a solução de uma demanda, em relação à propriedade da tela.

O quadro, pintado em 1903, durante o período azul de Picasso, pertence à fundação controlada pelo compositor britânico Andrew Lloyd Webber, autor de "O Fantasma da Opéra" e "Cats".

Andrew Lloyd Webber havia anunciado em 2006 a intenção de vender a tela, mas teve de retirá-la de um leilão, depois que um herdeiro do banqueiro judeu berlinense Paul von Mendelssohn-Bartholdy entrou com uma ação na justiça para reivindicar direito de propriedade.

Julius Schoeps, neto do banqueiro, afirmava que seu avô vendeu a obra-prima sob pressão, em 1934, devido a perseguições nazistas, e que ele era o verdadeiro proprietário.

Em janeiro, um dos seus advogados anunciou um acordo, pelo qual Julius Schoeps renunciava a suas pretensões, concluído com a Fundação Andrew Lloyd Weber.

cyb/elm/sd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.