Gato selvagem invade casa no interior de São Paulo

Um gato-maracajá invadiu uma casa hoje, na região central de Araçoiaba da Serra, a 116 km de São Paulo. A dona da casa viu o animal no corredor e gritou, assustando o bicho, que se refugiou numa sala.

Agência Estado |

Guardas municipais, chamados pela mulher, conseguiram acuar o felino selvagem e colocá-lo numa jaula. Levado ao zoológico de Sorocaba, o maracajá foi sedado e examinado por uma equipe de veterinários. Ele deve ser solto hoje nas matas da Floresta Nacional de Ipanema (Flona), que fica na mesma região.

De acordo com os veterinários, o maracajá apreendido é um exemplar subadulto, ou seja, um filhote próximo da idade adulta. Nessa fase, ele costuma deixar a companhia dos pais para viver e caçar por conta própria. Provavelmente o espécime foi parar na cidade em busca de comida e abrigo.

O gato-maracajá (Leopardus wied), muito parecido com a jaguatirica, embora de porte menor, ainda é caçado por causa da beleza da pele, por isso está incluído na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG