resolvíveis problemas de violência no Rio de Janeiro - Brasil - iG" /

Garcia diz que são resolvíveis problemas de violência no Rio de Janeiro

BRASÍLIA - O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, afirmou que são ¿resolvíveis¿ os problemas decorrentes da onda de violência que dominou o Rio de Janeiro no último fim de semana.

Agência Brasil |


São resolvíveis porque os temas de criminalidade que têm múltiplas determinações, disse Garcia. No passado, a esquerda achava que só com a mudança social a criminalidade iria desaparecer. Não é verdade. A criminalidade tem uma dinâmica própria, mesmo que o País evolua muito haverá sempre margem para que a criminalidade prossiga, disse.

No último sábado (17/10), houve uma invasão e confronto entre traficantes rivais no Morro dos Macacos, em Vila Isabel. Policiais foram acionados e houve tiroteio. Os conflitos se estenderam até domingo (18/10) quando foi realizada uma operação policial na favela do Jacarezinho para localizar os suspeitos pela invasão.

De acordo com dados da Polícia Militar, houve várias mortes em decorrência dos confrontos inclusive de inocentes e de policiais militares que estavam em um helicóptero abatido pelo tráfico. Nesta segunda-feira (19/10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou os atos de violência ocorridos no Rio de Janeiro. Para ele, é fundamental limpar a sujeira que essa gente [criminosos] impõem ao Brasil.

As declarações de Marco Aurélio Garcia foram dadas nesta terça-feira (20/10) em entrevista exclusiva para a TV Brasil.

Operação da PM deixa alunos sem aula; assista ao vídeo:

Leia também:


Leia mais sobre: Rio de Janeiro

    Leia tudo sobre: rio de janeiroviolência

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG