Gaguim é eleito governador do Tocantins pela via indireta

SÃO PAULO - O novo governador do Tocantins, deputado estadual Carlos Henrique Gaguim (PMDB), foi eleito nesta quinta-feira pela Assembleia Legislativa do Estado por 22 dos 24 votos da casa. O pleito teve a abstenção do parlamentar Toinho Andrade (DEM). A eleição indireta foi determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que em setembro cassou o mandato do então governador Marcelo Miranda e de seu vice, Paulo Sidney, por abuso de poder político nas eleições de 2006.

Reuters |

Na quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a realização das eleições indiretas, rejeitando ação do PSDB. Os tucanos alegaram inconstitucionalidade das leis estaduais que regulam esse tipo de eleição.

Gaguim, que presidia a Assembleia, havia assumido o cargo temporariamente até a realização das eleições. Ele administrará o Estado até o fim de 2010.

Concorreram também o médico e ex-vereador Joaquim Rocha Pereira (PHS) e o professor Adail Pereira Carvalho (PSDC).

Uma nova sessão extraordinária foi convocada para a renúncia de Gaguim como deputado estadual e a posse de seu suplente, o democrata Osires Damaso, segundo a página da Assembleia Legislativa do Tocantins na Internet.

Leia mais sobre Tocantins

    Leia tudo sobre: carlos henrique gaguimtocantinstse

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG