O empresário Irvine Robbins, co-fundador com o cunhado Burt Baskins da rede de sorveterias Baskin-Robbins, faleceu na segunda-feira aos 90 anos de idade, confirmou à AFP nesta terça uma fonte do hospital da Califórnia (oeste dos Estados Unidos).

"O senhor Robbins faleceu na segunda-feira", informou uma porta-voz da clínica Eisenhower Medical Center, Lee Fowler, em Rancho Mirage, uma zona desértica a 200 km de Los Angeles.

O magnata dos sorvetes, que ficou famoso no mundo com a criação de 31 sabores únicos, instalou o primeiro estabelecimento de seu império em 1945 em Glendale, subúrbio de Los Angeles, quando ainda não existia o conceito de um negócio exclusivamente para sorvetes. A rede Robbins e Baskins nasceu em 1953.

"Irv foi um pioneiro em dois ramos: dos sorvetes e da franquia. Por isso, deixou um forte e grandioso legado" após sua morte, disse em um comunicado o diretor mundial da rede, Srinivas Kumar.

A Baskins-Robbins inovou ao introduzir um sabor para cada dia do mês e ao usar, muitas vezes, acontecimentos populares na sociedade americana para nomeá-los.

Irvine Robbins se aposentou em 1978, quando a rede já possuía mais de 2.000 pontos espalhados pelo mundo.

pb/ap/tt

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.