Fundação deve receber hoje obra roubada na Pinacoteca

SÃO PAULO ¿ A direção da Estação Pinacoteca deve fazer hoje a devolução da gravura O pintor e Seu Modelo, de 1963, do espanhol Pablo Picasso, à Fundação Nemirovsky. A entidade vai decidir se mantém em exposição a obra, roubada em junho e recuperada pela polícia na última sexta-feira.

Redação com Agência Estado |

Ontem, a curadora da fundação, Maria Alice Milliet, não foi localizada para comentar o assunto.


Policial exibe quadro recuperado / Foto: Alberto Augusto - GuarulhosWeb


A Polícia Civil segue em busca das outras três obras roubadas no dia 12 de junho, de Di Cavalcanti, Lasar Segall e Picasso, mas não revela detalhes da investigação. A polícia teme que os ladrões destruam as obras, por medo da prisão.

O suspeito de roubar a obra de Picasso, Uéslei Teobaldo Barros, 30, foi preso na sexta-feira. A polícia o investigava junto a uma quadrilha que planejava assaltar um caixa eletrônico do Banco do Brasil em São Miguel Paulista. Ele levou a polícia à Cohab-2 de Itaquera, na zona leste da cidade, onde a gravura estava escondida.

O diretor da Estação Pinacoteca, Marcelo Araújo, esteve na delegacia para onde Barros foi levado e afirmou que a tela de Picasso não foi danificada. Ele está em ótimas condições. Nem foi retirado da moldura", afirmou.

O roubo

Por volta da 12h do dia 12 de junho, quatro homens, um deles armado, invadiram a estação e roubaram quatro quadros.

As obras pertencem à Fundação Jose e Paulina Nemirovsky e estavam expostas no segundo andar do edifício.

As obras furtadas são: "Casal" (1919), de Lasar Segall, guache sobre cartão; "O pintor e seu modelo" (1963), de Pablo Picasso, gravura a água-tinta, ponta-seca e buril sobre papel; "Minotauro, bebedor e mulheres" (1933), de Pablo Picasso, gravura a água-forte sobre papel; "Mulheres na janela" (1926), de Di Cavalcanti, pintura a óleo sobre cartão.

Os quatro trabalhos têm um valor aproximado de R$ 1 milhão. A Estação Pinacoteca, localizada próxima à Cracolândia, não tinha sistema de alarmes, nem detector de metais.

A Estação Pinacoteca

A Estação Pinacoteca é um local de exposições mantida pelo governo do Estado de São Paulo. Fica localizada no centro da cidade, no bairro da Luz, ao lado da Sala São Paulo e da Estação Júlio Prestes.

O prédio foi inaugurado em 1914. Antes de se tornar um espaço cultural, o prédio pertenceu à administração da Estrada de Ferro Sorocabana.

Durante o período da ditadura militar, o local se tornou sede do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), para onde eram mandados os presos políticos. Atualmente, é um espaço ligado à Pinacoteca de São Paulo.

Leia também:

Leia mais sobre: Estação Pinacoteca

    Leia tudo sobre: estação pinacotecapicasso

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG