Funcionários dos Correios de SP, Rio e mais 4 Estados encerram greve nesta sexta

BRASÍLIA - Os funcionários dos Correios de seis Estados decidiram voltar ao trabalho nesta sexta-feira. De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), os sindicatos de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Pernambuco, Amazonas e Rio Grande do Norte aprovaram a retomada das atividades. A greve no Distrito Federal foi encerrada nesta quinta-feira.

Agência Brasil |

Agência Brasil
asasasasas
Após greve, Correios de SP e RJ voltam a funcionar
A proposta do Ministério das Comunicaçõs - de prorrogar por 90 dias o pagamento do abono de risco - foi aceita nas assembléias realizadas até agora pelos sindicatos em todo o país. Apenas em Pernambuco, os servidores rejeitaram a oferta, mas decidiram terminar com a paralisação.

Segundo o secretário-geral da federação, Manoel Cantoara, os estados só terminarão de discutir o retorno ao trabalho nesta sexta. A tendência é que tudo esteja resolvido até segunda-feira, disse.

A greve começou nesta terça-feira (1º). Os servidores dos Correios reivindicam um adicional de periculosidade equivalente a 30% do salário por mês, aumento no percentual da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e a execução de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

Pago desde dezembro, o abono emergencial havia sido suspenso em março. O abono substitui o adicional de periculosidade para a categoria, aprovado pelo Congresso no ano passado e vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Leia mais sobre a greve dos correios

    Leia tudo sobre: correios

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG