Funcionamento do aeroporto Santos Dumont é vetado entre 23h e 6h

RIO DE JANEIRO - O aeroporto Santos Dumont deverá ficar fechado entre as 23h e 6h dentro de 15 dias, informou o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O horário limite para chegada e partida das aeronaves será de 22h30, com tolerância de atrasos de meia hora. Voos que ultrapassarem este horário serão desviados para o Galeão. Além disso, a rota 2 de pouso e decolagem do aeroporto só será usada a partir da próxima terça-feira (08/09).

Redação |

No dia 31 de agosto, o Inea anunciou multa de R$ 250 mil  para o aeroporto, além de interromper as atividades operacionais de pouso da Rota 2, devido aos ruído produzidos que incomodariam os moradores dos bairros do Cosme Velho, Botafogo, Urca, Santa Teresa, Laranjeiras, Flamengo e Morro da Viúva. As restrições haviam sido suspensas  desde o dia 2 deste mês até nesta sexta-feira.

As decisões foram anunciadas pela secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, nesta sexta-feira, após reunião com o novo presidente da Infraero, Murilo Marques Barbosa, o diretor-geral do Dcea, tenente-brigadeiro do Ar Ramon Cardoso, a presidente da Anac, Solange Vieira, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira.

Outro ponto acordado foi a redução, no prazo de 30 dias, do número de voos por hora. Para isso, a ANAC deverá remanejá-los, permitindo que o número máximo passe dos atuais 23 para 19 por hora, nos horários de pico ¿ entre 10h e 12h e 19h e 21h. Retornando, assim, às condições de operação do Santos Dumont antes do incremento do número de voos, em abril.

Na reunião, ficou estabelecido ainda que a Infraero iniciará estudos de medições de ruídos, sobretudo nos bairros afetados pelo tráfego aéreo da Rota 2: Cosme Velho, Botafogo, Urca, Santa Tereza, Laranjeiras, Flamengo, Catete e Glória.

Relembre o caso:

Leia mais sobre: aeroporto Santos Dumont

    Leia tudo sobre: aeroportosantos dumont

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG