salvação da dieta , alerta nutricionista - Brasil - iG" /

Frutas nem sempre são a salvação da dieta , alerta nutricionista

Algumas frutas possuem uma quantidade alta de calorias e exigem cuidado para não prejudicar o regime, apesar do apelo nutritivo. “As pessoas confundem engordar com ser saudável.

Agência Estado |

Às vezes, há mais calorias em uma fruta do que em um pedaço de bolo. As frutas são vistas como a salvação na dieta, mas nem sempre é assim. Coco, abacate e açaí são as mais calóricas, com grande quantia de gordura”, diz a especialista em terapia nutricional Patrícia Guaitoli, do Ganep Grupo de Nutrição Humana.

Segundo Patrícia, a associação entre frutas e emagrecimento tem a ver com a sensação de saciedade que elas proporcionam. “Frutas costumam ser ricas em fibras, o que estimula o bom funcionamento intestinal. Isso ocorre sobretudo quando há ingestão da casca e do bagaço, que aumenta ainda mais o volume no estômago. Esse potencial de saciedade, entretanto, se perde quando a fruta é usada em sucos, já que o processamento destrói grande parte das fibras”, explica.

Presidente da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) e doutora em ciências dos alimentos pela Universidade de São Paulo, a professora Silvia Cozzolino recomenda cautela ao misturar frutas às refeições. “O índice glicêmico de um alimento é modificado na interação dele com outros alimentos”, esclarece. “Uma associação interessante é consumir nas refeições principais frutas cítricas, ricas em vitamina C, como laranja e acerola. Isso melhora o aproveitamento do ferro pelo organismo.”

Na avaliação da nutricionista Sonia Trecco, chefe do serviço de atendimento ambulatorial do Hospital das Clínicas de São Paulo, quem deseja perder peso ou tem diabete deve ingerir três frutas por dia. “As demais pessoas podem comer quatro unidades. O ideal é substituir o doce, que muitas vezes é rico em gordura trans ou saturada, por frutas. Algumas, como o abacate, também têm gordura, mas trata-se de uma gordura boa, que eleva os níveis do colesterol bom”, detalha.

“Não devemos levar em conta só o número de calorias. Um suco de laranja, por exemplo, é calórico, mas contém muitas vitaminas e sais minerais. O refrigerante pode até ter a mesma quantidade de calorias, mas são calorias vazias, sem nutrientes”, completa Trecco.

Giuliana Reginatto

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG