Frio recorde em São Paulo, no Rio e em Belo Horizonte; Rio Grande do Sul registra geada

SÃO PAULO - O ar polar que entrou forte no Sudeste do Brasil fez a temperatura baixar um pouco mais em quase toda a região. Novos recordes de frio ocorreram na madrugada desta quarta-feira, incluindo as capitais do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais e o interior do Rio Grande do Sul.

Redação com Climatempo |

O Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 15,3º C no Rio de Janeiro, no bairro do Alto da Boa Vista. A mínima anterior era de 15,5ºC, no dia 1 de abril. Em Belo Horizonte, a mínima do Inmet foi de 15ºC, mas o aeroporto da Pampulha registrou 12ºC, às 6h.

Em São Paulo, o Mirante de Santana, na zona norte, teve temperatura mínima de 11,1ºC, batendo os 12,3ºC registrados no domingo. Na estação do IAG (Instituto Astronômico e Geofísico) que fica na Água Funda, próximo ao zoológico, a mínima nesta quarta-feira foi de 9°C.

A maior parte do Estado de São Paulo teve a madrugada mais fria do ano. Em Campos do Jordão a temperatura ficou em 3,8°C e houve geada fraca. Em Sorocaba a mínima de hoje também foi a menor do ano, sendo 8,2°C

Às 6h, o aeroporto de Congonhas tinha 4000 metros de visibilidade e 11ºC. A visibilidade nos outros aeroportos da região também ficou prejudicada. O Campo de Marte, na zona norte, amanheceu com 3000 visibilidade de 12ºC. Mas pior visibilidade ocorre na região do aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos. O nevoeiro por lá se formou na madrugada e entre 1h45 e 4 horas, a visibilidade não passou dos 500 metros. O alcance aumentou para 2000 metros, às 6h, mas baixou para 800 metros às 6h25. A temperatura às 6h era de 11ºC, mas na madrugada chegou a 10ºC.

Às 9h, o Campo de Marte, na zona norte, registrava 15ºC. O aeroporto de Congonhas estava com 14ºC. A névoa se dissipou e o sol brilha forte em São Paulo. A temperatura começa a subir rapidamente.

A cidade terá sol ao longo do dia, com poucas aparições de nuvens, segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). No decorrer do dia, o sol predomina e ameniza o frio das primeiras horas da manhã. A máxima chega a 23ºC no período da tarde. À noite, o céu continuará limpo, sem nuvens, e a máxima deve atingir a marca dos 15ºC.

AE
Viasjqadj
Vista da paisagem no interior de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, os campos amanheceram cobertos por uma fina camada de gelo - embora os termômetros marcassem 4ºC, a sensação térmica era de 1ºC às 6h20 no interior de São Francisco de Paula.

Leia mais sobre: frio

    Leia tudo sobre: frio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG