SÃO PAULO - Uma frente fria avança, nesta terça-feira, pelo litoral de São Paulo provocando aumento de nuvens e chuva na maior parte do Estado, com exceção da região norte, onde o sol brilha forte. No Sul, uma forte massa polar derrubou a temperatura em toda a região. Muitas áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná amanheceram com temperaturas abaixo dos 10ºC.

No sul do Rio de Janeiro, de Minas e na Zona da Mata mineira também há previsão de chuva à noite. Deve ventar em São Paulo. Na quarta-feira, a frente fria se afasta para alto-mar e a nebulosidade diminui um pouco em São Paulo, onde o sol aparece entre muitas nuvens, mas não há condição de chuva para a maior parte das áreas.

No Sul, as serras gaúcha e catarinense estão geladas e nubladas, nesta terça-feira, e não se pode descartar a chance de neve nesta terça-feira.

Ventos no RS

Os ventos fortes chamam a atenção no Rio Grande do Sul. Além da forte onda de frio que entrou no Estado, um ciclone extratropical se formou na costa gaúcha e também provoca ventos intensos.

Às 6 horas, o vento chegava a 55 km/ em Canoas, na Grande Porto Alegre e a 37 km/h no aeroporto Salgado Filho. Na região Pelotas e de Passo Fundo os ventos chegavam a cerca de 46 km/h.

Por conta do vento forte, a sensação de frio era muito grande. Em Passo Fundo, a temperatura real do ar era de 4ºC, às 6 horas, mas a sensação térmica era de 10ºC negativos. Porto Alegre amanheceu com 10ºC, mas a sensação térmica era de 2ºC negativos, por conta do vento moderado a forte.

A massa polar e o ciclone extratropical provocam ventos fortes também em Santa Catarina. O aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis amanheceu com ventos em torno de 46 km/h. Em Navegantes, as rajadas chegavam a 59 km/h, às 6 horas.

A nova massa polar entrou forte no Sul do Brasil, causando acentuada queda de temperatura em todos os Estados. A região de Foz do Iguaçu tinha 4ºC, às 7 horas. Curitiba amanheceu com 11ºC, Florianópolis com 13ºC e Porto Alegre com 10ºC.

Paraná

A terça-feira amanheceu gelada no oeste do Paraná, por conta da forte massa polar que entrou no Sul do Brasil. Foz do Iguaçu estava com apenas 4ºC, às 7 horas da manhã. A temperatura ontem, a esta hora, era de aproximadamente 18ºC. O frio polar é sentido por todo o Paraná. Curitiba estava com 11ºC às 7 horas.

Leia mais sobre: frio

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.