Frente fria derruba temperatura no Sul e Sudeste do País

Temperatura cai 10ºC no Rio de Janeiro e máxima não passa dos 20ºC no fim de semana. Na capital paulista, mínima chega aos 9ºC

iG São Paulo |

Uma frente fria que avança pelo Sul do País nesta sexta-feira vai provocar chuva e derrubar a temperatura na região. Um ciclone extratropical poderá causar ventos intensos no litoral, entre o sudeste de Santa Catarina e o Estado gaúcho, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No fim de semana, a máxima não ultrapassa os 11ºC em Porto Alegre (RS) e a mínima pode chegar aos 3ºC. Em Florianópolis (SC), a temperatuva deve cair mais de 5ºC entre esta sexta-feira e o sábado. Os termômetros devem ficar entre 7ºC e 15ºC. Pode nevar nas serras gaúcha e catarinense. Em Curitiba (PR), segundo o Inmet, há possibilidade de geada e a temperatura pode chegar a 0ºC no domingo.

Já na noite desta sexta-feira, a frente fria chega à região Sudeste. Em São Paulo, o dia ficará nublado e pode chover à tarde no leste do Estado e à noite na capital no sábado. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as temperaturas entram em acentuado declínio os termômetros devem oscilar entre 9ºC e 20ºC.

No Rio de Janeiro a queda de temperatura será ainda mais drástica. Os cariocas devem aproveitar esta sexta-feira para curtir o sol, já que amanhã os termômetros despencam 10ºC. A máxima de 30ºC prevista para esta sexta-feira será de apenas 20ºC no sábado.

O calor e umidade provocam pancadas de chuva no Norte do Brasil. Conforme o Inmet, o tempo ficará instável no leste da Bahia, Paraíba e de Pernambuco.

Tempo seco no Centro-Oeste

Em Brasília não chove desde o dia 26 de maio e, segundo o Inmet, não há previsão de chuva pelo menos para os próximos 10 dias. Na terça-feira, o índice de umidade do ar chegou a 16% na cidade. Camila Ramos, do Climatempo, explica que a situação foi ainda mais crítica no Aeroporto Internacional de Brasília, onde o índice chegou a 7%, por volta das 15h, o menor do ano.

No fim de semana, o índice de umidade do ar continua baixo. Goiânia (Go) e Brasília têm máxima prevista de 28ºC e mínima de 14ºC. Em Cuiabá (MT), a temperatura máxima, que deve chegar aos 31ºC nesta sexta-feira, não deve ultrapassar os 25ºC.

*Com informações do iG São Paulo

    Leia tudo sobre: temposão paulosulsudestefrente fria

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG