Frente fria derruba as temperaturas no Sul e Sudeste do Brasil

Temperatura mais fria do ano foi registrada durante a madrugada em Santa Catarina. Tarde de segunda-feira é gelada no centro sul

Agência Brasil |

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou nesta segunda-feira (27) a madrugada mais fria do ano na região Sul. Em Urubici (SC), os termômetros marcaram a temperatura mais baixa (-5,7 graus Celsius (ºC). Veja a previsão do tempo em sua cidade .

Segundo a previsão do tempo, a área de instabilidade frontal avançou pelo Sudeste provocando pancadas de chuva no leste de São Paulo e Rio de Janeiro. A massa de ar polar que acompanha a frente é de forte intensidade e provoca queda acentuada de temperatura em todo a região Sul e sul de Mato Grosso do Sul, que chegou com formação de geada na maior parte das áreas. Nesta segunda-feira, a temperatura cai no decorrer do dia em grande parte do Sudeste, Centro-Oeste e também em Acre e Rondônia.

AE
Termômetro marca 0ºC em Curitiba (PR), na manhã desta segunda-feira (27)
Na noite de domingo, nevou na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A ocorrência de neve pela primeira vez este ano na região Sul foi em São Joaquim, por volta das 21h, quando os termômetros marcavam -2,2ºC. Em Bom Jesus (RS), houve neve à tarde e à noite, e a temperatura chegou a -3ºC.

Segundo o meteorologista Flávio Varone, do Inmet de Porto Alegre, “o tempo ainda é favorável para a ocorrência de neve na manhã desta segunda-feira”. “A partir da tarde, as temperaturas tendem a cair ainda mais, mas sem possibilidade de neve”, explicou o meteorologista.

No Paraná, também foi registrada a madrugada mais fria do ano, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava (-3,4ºC). Em Curitiba, também foi registrado o dia mais frio. Os termômetros marcam agora pela manhã 1,3°C.

Temperaturas negativas foram observadas nas estações meteorológicas do Simepar de Palotina, Toledo, Cascavel, Clevelândia, Palmas, Guarapuava, São Mateus do Sul, Ivaí, Fernandes Pinheiro e da Lapa.

Geou em todo o Estado do Paraná. De acordo com o Simepar, a presença da massa de ar frio e seco deixa o céu com poucas nuvens e sem chuvas nesta segunda-feira no Paraná.

São Paulo gelada

A cidade de São Paulo pode registrar nesta terça-feira 5ºC. Segundo o Inmet, a capital paulista não registra temperaturas abaixo de 6ºC desde 2003. A medição é feita na estação do Mirante de Santana, na zona norte. Neste ano, a menor temperatura registrada foi de 8,7ºC, no último dia 11. Hoje, a média da temperatura ficou em 10,5ºC. Na terça-feira, as condições meteorológicas são favoráveis à formação de geada, exceto no litoral. O fenômeno deve ser mais intenso no sul, sudoeste e na Serra da Mantiqueira, principalmente no período da manhã.

AE
Moradores comemoraram a primeira neve do ano na Praça Cesário Amarante, no centro de São Joaquim, região serrana de Santa Catarina, no domingo

Com Agência Brasil

    Leia tudo sobre: nevefrioclima

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG