Temperatura mais fria do ano foi registrada durante a madrugada em Santa Catarina. Tarde de segunda-feira é gelada no centro sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou nesta segunda-feira (27) a madrugada mais fria do ano na região Sul. Em Urubici (SC), os termômetros marcaram a temperatura mais baixa (-5,7 graus Celsius (ºC). Veja a previsão do tempo em sua cidade .

Segundo a previsão do tempo, a área de instabilidade frontal avançou pelo Sudeste provocando pancadas de chuva no leste de São Paulo e Rio de Janeiro. A massa de ar polar que acompanha a frente é de forte intensidade e provoca queda acentuada de temperatura em todo a região Sul e sul de Mato Grosso do Sul, que chegou com formação de geada na maior parte das áreas. Nesta segunda-feira, a temperatura cai no decorrer do dia em grande parte do Sudeste, Centro-Oeste e também em Acre e Rondônia.

Termômetro marca 0ºC em Curitiba (PR), na manhã desta segunda-feira (27)
AE
Termômetro marca 0ºC em Curitiba (PR), na manhã desta segunda-feira (27)
Na noite de domingo, nevou na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A ocorrência de neve pela primeira vez este ano na região Sul foi em São Joaquim, por volta das 21h, quando os termômetros marcavam -2,2ºC. Em Bom Jesus (RS), houve neve à tarde e à noite, e a temperatura chegou a -3ºC.

Segundo o meteorologista Flávio Varone, do Inmet de Porto Alegre, “o tempo ainda é favorável para a ocorrência de neve na manhã desta segunda-feira”. “A partir da tarde, as temperaturas tendem a cair ainda mais, mas sem possibilidade de neve”, explicou o meteorologista.

No Paraná, também foi registrada a madrugada mais fria do ano, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava (-3,4ºC). Em Curitiba, também foi registrado o dia mais frio. Os termômetros marcam agora pela manhã 1,3°C.

Temperaturas negativas foram observadas nas estações meteorológicas do Simepar de Palotina, Toledo, Cascavel, Clevelândia, Palmas, Guarapuava, São Mateus do Sul, Ivaí, Fernandes Pinheiro e da Lapa.

Geou em todo o Estado do Paraná. De acordo com o Simepar, a presença da massa de ar frio e seco deixa o céu com poucas nuvens e sem chuvas nesta segunda-feira no Paraná.

São Paulo gelada

A cidade de São Paulo pode registrar nesta terça-feira 5ºC. Segundo o Inmet, a capital paulista não registra temperaturas abaixo de 6ºC desde 2003. A medição é feita na estação do Mirante de Santana, na zona norte. Neste ano, a menor temperatura registrada foi de 8,7ºC, no último dia 11. Hoje, a média da temperatura ficou em 10,5ºC. Na terça-feira, as condições meteorológicas são favoráveis à formação de geada, exceto no litoral. O fenômeno deve ser mais intenso no sul, sudoeste e na Serra da Mantiqueira, principalmente no período da manhã.

Moradores comemoraram a primeira neve do ano na Praça Cesário Amarante, no centro de São Joaquim, região serrana de Santa Catarina, no domingo
AE
Moradores comemoraram a primeira neve do ano na Praça Cesário Amarante, no centro de São Joaquim, região serrana de Santa Catarina, no domingo

Com Agência Brasil

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.