Frente fria avança e temperaturas caem ainda mais

Frente fria que atinge o Sudeste leva chuva para a região, para o Centro-Oeste e para áreas na Bahia

iG São Paulo |

A frente fria que avança pela região Sudeste do Brasil e alcança o sul da Bahia nesta segunda-feira, deixa muitas nuvens no Espirito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, faixa leste de São Paulo, costa dos Estados do Sul neste início de semana, e leva condições de pancadas de chuva para o sul e o oeste da Bahia, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para a sequência da semana, as condições de chuva diminuem no Sudeste, mas as temperaturas devem cair ainda mais.

AE
O dia começou com frio e chuviscos na capital paulista por conta de uma massa de ar de origem polar que vai deixar as temperaturas baixas durante a semana
A massa de ar de origem polar que acompanha a frente é forte, provocando queda de temperatura em todo o centro-sul do País e também em alguns Estados da região Norte. No Nordeste, a alta pressão subtropical predomina na região e deixa o tempo aberto nos Estados acima da Baiha. Áreas de instabilidade mantém chuvas regulares no norte do Amazonas, Roraima, Amapá e oeste do Pará. A massa de ar frio continuará atuando em grande parte do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e do sul da região Norte.

nullNesta segunda-feira, o padrão dos ventos em altitude e os ventos úmidos vindos do oceano manterão condições para chuvas no leste do Rio Grande do Sul, com pancadas isoladas no leste catarinense e paranaense. O Inmet alerta para as condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de pancadas de chuva forte com valores acumulados significativos, trovoadas e rajadas de vento para esta terça-feira no nordeste do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina.

No centro-norte do Amazonas, no Pará, em Roraima e no Amapá haverá pancadas de chuva por conta de uma massa de ar úmida e instável, sendo que no Amapá as chuvas serão favorecidas pelo sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que costuma atuar nestas áreas. As pancadas de chuva são esperadas no Maranhão e no norte do Piauí e do Ceará, com tempo instável no leste do Rio Grande do Norte e de Sergipe.

São Paulo

A capital paulista registrou na madrugada de hoje a temperatura mais fria do ano, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foram registrados no Mirante de Santana, na zona norte, 13,1ºC, no período das 5 horas. De acordo com o Inmet, a temperatura mais fria do ano tinha sido atingida no último dia 1º, quando a marca chegou aos 14,2ºC. A máxima hoje não passa dos 19ºC e a mínima para a próxima madrugada fica em torno dos 11ºC.

Até esta terça-feira, ainda ocorrem chuviscos isolados, principalmente na faixa leste do Estado. A partir da quarta-feira a quantidade de nuvens diminui e as temperaturas ficam mais baixas ainda. Os simuladores numéricos não indicam chuvas até o final de semana.

    Leia tudo sobre: chuvafrioprevisão do tempo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG