Frente fria avança e melhora secura no Sudeste no feriado

Centro-Oeste e Norte do País terão feriado com sol forte e tempo seco. SP terá sol no fim de semana e tempo nublado no feriado

iG São Paulo |

Após dias seguidos de sol forte e umidade relativa do ar baixa, o fim de semana prolongado do feriado de 7 de setembro - Dia da Independência - promete um pouco de alívio aos paulistanos. Segundo o meteorologista Marcelo Pinheiro, do Climatempo, a frente fria que atingiu o sul do País ganhará reforço e deve chegar à capital paulista no domingo.

Futura Press
Nascer do sol na manhã desta sexta-feira na região da Mooca, em São Paulo. Tempo seco provoca faixa de poluição

Com ela, o dia deve ficar nublado na Grande São Paulo e com chuva em todo o litoral. A temperatura, que pode chegar aos 29ºC no sábado, cairá para 24ºC no domingo e 22ºC na segunda-feira. A umidade relativa do ar deve atingir índices próximos aos 60%, considerados bons pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Contudo, ainda assim, não deve chover significamente na cidade. A previsão é de apenas chuviscos em pontos isolados.

O alívio será passageiro e, conforme o meteorologista, na quarta-feira o sol voltará com força, deixando a umidade do ar novamente baixa no Estado de São Paulo.

Os cariocas devem aproveitar o sábado para curtir a praia já que, de sábado para domingo, a previsão é de queda de 9ºC na temperatura máxima, passando de 36ºC para 27ºC. Na segunda-feira a máxima será de 22ºC. O tempo fica encoberto e há a possibilidade de chuvas fortes e ventos moderados. Na terça-feira também pode chover a qualquer hora na capital fluminense.

Em Belo Horizonte (MG) a temperatura deve se manter entre 14ºC e 29ºC ao longo do fim de semana e feriado. Não há previsão de chuva para a capital mineira.

Em quase toda a região Centro-Oeste os próximos dias devem ser secos. Haverá um aumento de nuvens apenas nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em Brasília (DF), a máxima será de 28ºC no sábado e 29ºC na segunda-feira. Em Goiânia, mínimas em torno dos 17ºC e máximas dos 30ºC no feriado.

Conforme o meteorologista, na região Nordeste há previsão de chuva especialmente na costa leste, do sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. Em Salvador (BA), deve chover à tarde e à noite durante o feriado. Máxima de 28ºC. O interior do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia devem se manter quentes e secos. Em São Luís (MA), máxima de 32ºC no domingo.

O ar seco também deixa o tempo firme, com bastante sol e sem chuva no Tocantins, no centro-sul do Pará e no leste do Amazonas, incluindo a capital, Manaus, no sábado. No Acre e em Roraima a previsão é de dias nublados e com pancadas de chuva.

O ar polar avança pelo sul do País provocando grande queda na temperatura, com possibilidade de geada nas regiões mais altas das serras gaúcha e catarinense entre domingo e terça-feira. Em Porto Alegre (RS) a mínima pode chegar aos 9ºC no domingo e a máxima não ultrapassa os 19ºC.

Em Florianópolis a temperatura cai, principalmente, na segunda-feira, quando a mínima pode atingir os 11ºC. No sábado ainda fará calor em Curitiba, capital paranaense, já a partir do domingo há previsão de frio e, na segunda-feira, os termômetros podem marcar 7ºC.

    Leia tudo sobre: tempo secoferiadoprevisãochuvacentro-oeste

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG