Frente fria aumenta a umidade do ar em São Paulo

Nos próximos dias o tempo volta a ficar seco na capital paulista. Na região Centro-Oeste a baixa umidade do ar permanece

iG São Paulo |

Após dias consecutivos de baixa umidade do ar na cidade de São Paulo, a segunda-feira deve trazer um pouco de alívio aos paulistanos. De acordo com o Centro de Gerenciamento (CGE), o avanço de uma frente fria de fraca intensidade pelo oceano muda a direção dos ventos e aumenta a nebulosidade no município. Os níveis de umidade do ar ficam próximos a 60%, o que facilita também a dispersão de poluentes no ar.

Futura Press
Passagem de frente fria pelo oceano provocou queda de temperatura e aumento da umidade do ar

No domingo, o índice de umidade do ar atingiu 23% e novamente a cidade ficou em estado de atenção . Na sexta-feira, com apenas 12% de umidade do ar, a capital paulista viveu o 2º dia mais seco desde quando começou a ser realizada a medição por uma estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Mirante de Santana, na zona norte da cidade.

Já esta semana começou com céu encoberto, visibilidade reduzida por névoa úmida e temperatura na casa dos 15ºC. Ao longo do dia a temperatura pode chegar aos 26ºC. Segundo o CGE, o aumento da umidade do ar, porém, é passageiro e já nos próximos dias a cidade volta aos níveis de antes e temperaturas elevadas, podendo chegar aos 31ºC. São Paulo só deve ter chuva significativa após o feriado de 7 de setembro.

No Rio de Janeiro o dia fica parcialmente nublado, com névoa úmida, mas abafado e os termômetros podem chegar aos 34ºC. Em Belo Horizonte (MG) mínima de 17ºC e máxima de 30ºC.

De acordo com o  Instituto Nacional de

Meteorologia (Inmet), na região Centro-Oeste o dia fica parcialmente nublado apenas no norte do Mato Grosso. Nas demais regiões há sol forte, névoa seca e baixa umidade do ar nas horas mais quentes do dia. Em Brasília (DF) índice de umidade do ar pode chegar a 20%, considerado de alerta, e temperatura aos 31ºC. Em Goiânia (GO) o índice pode chegar a apenas 18% e, em Cuiabá (MT), a 16%. Faz muito calor na capital mato grossense e as máximas podem atingir os 39ºC nesta segunda-feira.

Na região Sul as temperaturas ficam mais baixas e a previsão é de pancadas de chuva isoladas no Rio Grande do Sul. Na capital do Estado, Porto Alegre, a máxima não ultrapassa os 18ºC. Em Curitiba (PR) os termômetros oscilam entre 12ºC e 24ºC e, em Florianópolis (SC), entre 17ºC e 24ºC.

A segunda-feira tem pancadas de chuva isoladas no norte, oeste e sudoeste do Amazonas, nordeste e centro do Pará, Roraima e Acre. Em Belém do Pará máxima de 24ºC e mínima de 34ºC. Em Manaus (AM) a temperatura pode chegar aos 35ºC.

Na região Nordeste deve chover no litoral do Rio Grande do Norte, centro/leste da Paraíba e Pernambuco, Alagoas, Sergipe e leste da Bahia. Em João Pessoa (PB) a segunda-feira fica nublada, mas com tempo abafado e a temperatura pode chegar aos 30ºC.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG