Franco teria comprado vitória espanhola no Eurovision em 1968

O regime do ditador Francisco Franco teria atuado nos bastidores para conseguir que em 1968 a cantora espanhola Massiel vencesse o concurso europeu de música Eurovision e melhorar assim a imagem da Espanha, segundo um documentário que será exibido pela televisão espanhola.

AFP |

A canção "La,la,la" teria vencido o concurso graças a vários movimentos de diretores da Televisão Espanhola (TVE), a emissora pública espanhola, assegura o apresentador José Maria Iñigo em um documentário que será exibido pelo canal de TV 'La Sexta' na quinta-feira.

A Espanha, governada então por Franco (1939-75) e isolada do resto da Europa, "estava muito interessada em ganhar o Eurovision, já que ele tinha certo renome", afirma Iñigo no documentário.

Quarenta anos depois, o cantor britânico Cliff Richard, que ficou em segundo lugar com a música "Congratulations", exige o prêmio desde que ficou sabendo da manobra.

O festival Eurovision, que é organizado desde 1956, tem a participação anual os membros da União Européia de Radiotelevisão (UER).

Este ano será realizado em Belgrado com 43 países participantes em 24 de maio.

vg/fb/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG