Francis Ford Coppola recebe prêmio no Festival de Turim

TURIM ¿ O cineasta norte-americano Francis Ford Coppola, consagrado por dirigir filmes como Apocalipse Now e a trilogia de O Poderoso Chefão, está na Itália onde receberá o Gran Premio Speciale TFF, do 27º Festival Internacional de Cinema de Turim.

Agência Ansa |

O reconhecimento se deve à extensa e bem sucedida carreira do diretor e pela atividade experimental de sua produtora, a American Zoetrope, que fundou junto com o amigo e também cineasta George Lucas.

Coppola também está na cidade italiana para apresentar seu mais novo filme, "Tetro". A produção será exibida hoje durante o festival na sala Cinema Ambrosio, e entrará no circuito comercial italiano a partir de sexta-feira.

Em Turim, Coppola comentou as novas perspectivas do cinema. Para ele, o futuro da sétima arte está no formato digital e a criatividade dos cineastas sempre será imprescindível. O cineasta também criticou o excessivo uso do formato 3D.

Segundo ele, esse fenômeno, cada vez mais difundido em Hollywood, se deve à busca incessante por ganhar dinheiro com o cinema. Em "Tetro", por outro lado, Coppola retoma técnicas já preteridas pelo cinema norte-americano, como filmagens em preto e branco.

"Não tem nenhum mal em querer ganhar dinheiro, eu ganhei e perdi tanto. A questão não é esta, mas o amor pelo cinema e pelas histórias de cinema. É preciso ter coragem para arriscar", observa o diretor.

A 27ª edição do Festival Internacional de Cinema de Turim reúne mais de 200 filmes, que estão sendo exibidos em quatro salas de cinema da cidade italiana. A mostra teve início na última sexta-feira e será encerrada neste sábado.

Leia mais sobre: Francis Ford Coppola

    Leia tudo sobre: festivaisfrancis ford coppola

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG